Copa América de 2015 não será no Brasil
O presidente da federação chilena de futebol (Associación Nacional de Fútbol Profesional – ANFP), Sergio Jadue, anunciou na manhã deste sábado que a CBF cedeu ao Chile o direito de organizar a Copa América de 2015. Assim, o Brasil só receberá o torneio em 2019, 30 anos depois da última vez que foi sede da competição (1989). A CBF confirmou o acordo e agora espera a homologação da Conmebol.
A CBF explicou que um dos motivos da troca de sede foi a sequência de eventos esportivos realizados no Brasil entre 2013 e 2016 (Copa das Confederações, Copa do Mundo, Copa América e Olimpíadas), o que atrapalharia o calendário do futebol com a interrupção do Campeonato Brasileiro quatro anos seguidos.
Segundo fontes da Conmebol, a costura do acordo ocorreu também pela indicação de Marco Polo del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, para o lugar de Ricardo Teixeira no Comitê Executivo da Fifa. O uruguaio Eugenio Figueredo contava com forte lobby de dirigentes sul-americanos, mas o apoio da federação chilena acabou selando a vitória do indicado da CBF.
Opinião
Acredito que a decisão foi acertada nos dois sentidos.
Até 2019 a Copa América pode ser melhor organizada.
Permanecer com um representante no Comitê Executivo da Fifa também é interessante.