Tatu-bola será o mascote da Copa
O Tatu-Bola será a mascote da Copa do Mundo do Brasil, em 2014. O anúncio oficial ainda não foi feito, mas a Fifa registrou, nesta terça-feira (11), uma imagem produzida do boneco que será símbolo do Mundial. O registro no instituto de marcas e patentes da Suíça, onde a Fifa tem sede, torna o desenho propriedade da organizadora do evento.
No OHIM, a Fifa disponibilizou imagens em preto e branco e em 3-D do tatu-bola, que será amarelo e terá o casco azul. A ideia de ter o “Tolypeutes tricinctus” como símbolo do Mundial do Brasil surgiu no Ceará e foi apresentada apenas em fevereiro ao Ministério do Esporte e ao Comitê Organizador Local (COL) pela ONG Associação Caatinga, idealizadora do projeto.
No texto da campanha, a Associação Caatinga explica que o “Tolypeutes tricinctus” é o tipo de tatu mais ameaçado do Brasil e que a caça já o fez desaparecer de muitos estados. Para defender a escolha da mascote, a ONG lembrou que o nome original do tatu-bola foi dado devido à habilidade de curvar-se sobre si mesmo para se proteger quando ameaçado, ficando no formato de uma bola.
Opinião: Gostei do Mascote, original e sugestivo. Não gostei de Brazuca, o nome da bola.