Entenda o caso Betim
O Betim devia e não pagou. Em 2006, quando ainda era Ipatinga, trouxeram o lateral Luisinho, ex-Vila Nova, e deram o cano no Nacional da Ilha da Madeira.
Achando que português é burro eles deixaram o negócio correr. O clube mineiro perdeu a causa na FIFA e no CAS (Tribunal Arbitral do Esporte). A pena foi a perda de seis pontos na Série C.
O “espertos” resolveram entrar na justiça comum, antes da justiça desportiva, conseguiram uma liminar e a CBF foi proibida de tirar os pontos. Acharam que deram o “pulo do gato” mas se lascaram.
Com o aparecimento desta liminar, a CBF comunicou à FIFA e ao CAS que estava impossibilitada de tirar os pontos. A FIFA então ordenou à CBF a denunciar o Betim ao STJD por ter entrado na esfera comum. Sendo assim, o clube foi excluído nesta segunda-feira.
O Código Brasileiro de Justiça Desportiva é claro:
Art. 231. Pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário, ou beneficiar-se de medidas obtidas pelos mesmos meios por terceiro.
PENA: exclusão do campeonato ou torneio que estiver disputando e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).
Se a CBF tinha ou não direito de tirar os pontos, o Betim perdeu a razão a partir do momento que colocou o “carro na frente dos bois”.
E agora?
Logo o que passa pela cabeça é o temor pelas liminares e possíveis paralizações na Série C.
Mas vejo que o caso Betim é diferente das situações recentes.
No caso Treze, o time paraibano tinha razão, tanto que ganhou em todas as instâncias e não procurou a justiça comum antes de esgotadas as etapas da justiça desportiva.
O Rio Branco não tinha razão, o time acreano no início até tinha razão, mas fez um acordo ilegal com a CBF para retirar as liminares e só voltou ao campeonato devido a um acordo com a anuência do Treze.
Na minha opinião o Betim dançou. Deve conseguir uma liminar na justiça desportiva, voltará ao campeonato, mas depois no julgamento do mérito não vai conseguir reverter a situação.
E os pontos?
Com a punição é como se o Betim não tivesse existido no campeonato, são mantidos apenas os cartões amarelos e vermelhos que seus adversários receberam, os resultados são considerados nulos.
Sendo assim essa seria a nova classificação:
1 – Vila Nova – 20 pontos
2 – Macaé – 20
3 – Guarani – 19
4 – Caxias – 18
5 – Mogi Mirim – 17
6 – Madureira – 15
7 – Crac – 14
8 – Duque de Caxias – 9
9 – Barueri – 8