Goiás retira cabine da CBN na Serrinha. Associação dos Cronistas se posiciona.

 

NOTA OFICIAL DA ACEEG

A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de Goiás vem – de forma oficial – repudiar a arbitrária e ilegal atitude do presidente do Goiás Esporte Clube, Paulo Rogério Pinheiro, em retirar a cabine de transmissão esportiva da Rádio CBN Goiânia, do Estádio Hailé Pinheiro, impedindo a mesma de transmitir o jogo decisivo do Campeonato Goiano 2022, entre o clube citado e o Atletico Clube Goianiense. A partida acontece no próximo sábado, dia 2 de abril.

A ação foi motivada pelas críticas feitas ao presidente do Goiás. As críticas foram feitas dentro dos preceitos legais que garantem ao jornalista, no exercício da profissão ampla liberdade de opinião. As críticas em momento algum ofenderam a honra e a dignidade do cidadão Paulo Rogério Pinheiro. As críticas foram feitas contra as declarações destemperadas e ofensivas do presidente, durante a realização do primeiro jogo da final do campeonato goiano entre Atlético e Goiás.

As análises dos profissionais da CBN Goiânia também observaram os princípios da ética e da moral, sem desviar o foco das contundentes ofensas do Presidente ao campeonato goiano e aos seus organizadores.

Nada saiu desta linha.

Constitucionalmente a liberdade de expressão é um direito de todo cidadão brasileiro.  A ACEEG  não pode quedar-se frente ao abuso cometido.

A liberdade de imprensa precisa ser observada com o máximo rigor da lei.

Coibir, retaliar e perseguir alguém ou instituição pela emissão de uma opinião, mediante o exercício da profissão é crime. A censura não sobrevive num País democrático. É uma prática condenável em todas as esferas do judiciário brasileiro. Cabe ao ofendido por criticas  procurar a justiça para propor uma ação pedindo reparação pelos prováveis danos sofridos. 

Diante dos fatos expostos, a ACEEG repudia publicamente a ação de censura do presidente do Goiás Paulo Rogério Pinheiro. O Goiás Esporte Clube não merece ter seu nome envolvido numa postura tão antipática e arrogante como esta. 

A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de Goiás lamenta profundamente o fato ocorrido e se coloca à disposição dos diretores da equipe de esportes da CBN Goiânia para tomar todas as providências cabíveis!

Goiânia, 30 de março de 2022

Lucimar Augusto

Presidente

Andre Isac

0 thoughts on “Goiás retira cabine da CBN na Serrinha. Associação dos Cronistas se posiciona.

  1. Que coisa decadente… Goiás é mesquinho, pequenino e irrisório p o futebol nacional. O q resta? Penalizar qm emite opinião q desagrada a "diretoriazinha." Bem patético, não?!? Querem elogios? Façam melhor o trabalho de vcs, diretoria. Outros elogios que desejam receber é perfumaria barata no Real Privê.

  2. Que coisa decadente… Goiás é mesquinho, pequenino e irrisório p o futebol nacional. O q resta? Penalizar qm emite opinião q desagrada a "diretoriazinha." Bem patético, não?!? Querem elogios? Façam melhor o trabalho de vcs, diretoria. Outros elogios que desejam receber é perfumaria barata no Real Privê.

  3. Com todo respeito, que o presidente do Goiás merece, na minha opinião, a decisão de "confiscar, tirar" a cabine da Radio CBN, foi totalmente arbitrária. Da mesma forma que o mandatário da Instituição Goiás Esporte Clube, tem o direito de criticar, como o fez a Federação Goiana de Futebol, após a derrota para a equipe Atleticana, os jornalistas, aliás, que tem a função de transmitir a notícia, opinar e até criticar, também tem o direito de emitir o que pensa… No meu entender, não houve ofensa por parte do profissional de imprensa, que emitiu ali, ao final daquela partida, sua opinião. E o mesmo fez o presidentente do Goiás, ao sentir que a equipe esmeramdina foi prejudicada no clássico, no entanto ninguém o retirou nada. Já pensou se a Federação Goiana, devido às críticas, impedisse o Goiás de disputar o campeonato goiano? Com todo respeito, tanto a emissora CBN bem como a Instituição Goiás Esporte Clube! E parabéns ao meu amigo Lucimar Augusto, Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Goiás, pela nota de repúdio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *