Vila Nova está de volta ao Brasileirão de Aspirantes, Atlético e Goiás recusaram convite.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

 O estado de Goiás terá o Vila Nova como representante no Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2022 que começará em maio.

A competição foi criada em 2017 pela CBF como forma de dar visibilidade e experiência aos jogadores sub-23. O regulamento ainda permite a utilização de até quatro jogadores com idade superior.

A CBF banca as despesas de alimentação, hospedagem e transporte – terrestre ou aéreo (acima de 500km) – limitadas a 24 pessoas e taxa de arbitragem.

Podem participar os 16 primeiros colocados no Ranking Nacional de Clubes.

Em caso de desistência o convite é feito, pela ordem, à equipe seguinte do ranking.

O Atlético, por ser 16º do ranking, não dependeu de nenhuma desistência para ser confirmado. Chegou a sinalizar participação mas desistiu diante do acúmulo de competições.

Goiás, o 23º, também não quis participar.

O Vila Nova, 31º do ranking não pensou duas vezes e confirmou participação.

Essa será a sexta edição da Competição que teve o Internacional como o primeiro campeão em 2017 e 2019, o São Paulo levou a taça em 2018, na edição 2020 deu Ceará que venceu o Vila Nova na final e em 2021 deu Grêmio.

O futebol goiano participou a primeira vez em 2018 com Atlético e Goiás e ambos não passaram da primeira fase.

Em 2019 o Goiás foi o único representante do estado. Se classificou poara a segunda fase e terminou a competição na sexta colocação.

Em 2020 Goiás e Atlético não quiseram participar e o Vila Nova topou o desafio. Foi vice-campeão perdendo nos pênaltis na final para o Ceará.

Na edição 2021 Goiás e Atlético recusaram mais uma vez, o Vila Nova queria participar, mas as desistências não foram sufienstes para que o clube fosse chamado.

Agora em 2022 o futebol goiano está de volta ao Brasileirão de Aspirantes.

O Campeonato Brasileiro de Aspirantes deve começar no dia 5 de maio e terminar em 20 de outubro.

O torneio contará com 16 times divididos em dois grupos de oito. As equipes enfrentarão os adversários da chave oposta na primeira fase, em turno único. Os quatro melhores de cada grupo avançam para a segunda fase, em que os times são divididos em dois quadrangulares. Os dois melhores da cada quadrangular se classificam para a terceira fase, que será disputada no formato de mata-mata, com semifinais e final.

Andre Isac

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *