Definido o Goianão 2016. Campeonato poderá ser decidido nos pênaltis.
Os clubes decidiram manter a fórmula de disputa dos últimos anos para o próximo Goianão 2016.
Na primeira fase dois grupos com cinco times em cada grupo. No primeiro e no segundo turno jogos do grupo A contra grupo B, no terceiro os jogos acontecem dentro dos respectivos grupos.
Grupo A: Goiás, Anápolis, Trindade, Itumbiara e Crac.
Grupo B: Atlético, Vila Nova, Anapolina, Goianésia e Aparecidense.
Ao término da 1ª Fase, se classificam quatro clubes: os líderes de cada grupo e os dois melhores colocados na classificação geral entre os demais. Serão rebaixados os dois clubes de pior campanha no Campeonato, independentemente do grupo a que pertençam.
A única novidade é que não tem mais vantagem de dois resultados iguais para os times de melhor campanha nas fases finais.
Em caso de dois empates, ou vitória e derrota com igualdade de saldo de gols, a definição da equipe classificada será nos pênaltis.
A “vantagem” será apenas o segundo jogo em casa.
O Goiás chegou a sugerir turno e returno, com os campeões de cada turno decidindo o campeonato. Seria a melhor fórmula, com 20 datas, porém só estão disponíveis 19 e uma deve ficar de reserva para alguma eventualidade.
A Aparecidense apresentou uma proposta de dois grupos com cinco times em cada grupo, jogos em turno e returno, grupo A contra grupo B, classificam-se oito para a segunda fase.
Opinião
Eu esperava alguma novidade.
É um retrocesso o fim da vantagem para os times de melhor campanha.
Boa sorte ao Goianão 2016.